O coronavírus se alastrou pelo mundo e transformou a rotina de bilhões de pessoas nos cinco continentes. As recomendações de isolamento social mudaram não apenas nossas rotinas enquanto indivíduos, mas também o dia a dia das empresas e seus planos de negócios. Nesse cenário, algumas marcas tentam se antecipar tendências e adotar estratégias que sejam capazes, pelo menos, de minimizar os efeitos devastadores que têm sido previstos.
Para isso, é imprescindível saber quais as tendências de comportamento dos consumidores que devem se consolidar ao fim da pandemia. Veja algumas delas que o Trend Watch destacou.
1. Experiências virtuais
Turnês musicais e eventos esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, foram cancelados por conta da pandemia do novo coronavírus. Fronteiras foram fechadas e opções de lazer como museus, teatros, parque e cinemas também suspenderam suas atividades.
Com tantas restrições, as experiências virtuais baseadas em tecnologia imersiva ganham força. É natural que o ser humano busque novas formas de interação e de distração em um momento como esse, e práticas como e-sports e tours virtuais a museus podem se tornar um hábito mesmo após o fim do isolamento social.
2. Companhias virtuais
De acordo com o Trend Watch, esta tem sido uma das tendências mais reveladoras e controversas dos últimos anos. A interação crescente e cada vez mais natural com chatbots e assistentes digitais pode mudar as expectativas de algumas pessoas, fazendo com que elas passem a procurar por companheiros virtuais.
3. Mentoria
A quarentena pode ser entediante para boa parte da população, especialmente para as pessoas que não têm a possibilidade de trabalhar de casa. Operadoras de telefonia em todo o mundo anunciaram medidas para tentar dar conta do aumento da demanda por conexão causado pelo isolamento social.
O tempo gasto navegando pela internet disparou desde que as pessoas foram aconselhadas a não sair mais de suas casas. Enquanto muitas delas passam seu tempo apenas rolando seus feeds nas redes sociais ou acessando plataformas de streaming, outras tantas estão aproveitando o tempo livre de forma mais produtiva, acessando sites de ensino a distância que as conectam a professores, especialistas e mentores.
4. Soluções open source
O coronavírus não foi declarado uma pandemia por acaso pelo Organização Mundial da Saúde: ele atingiu o mundo inteiro, e se tornou um inimigo comum a todas as nações. Para combatê-lo, as diferenças foram deixadas de lado, e soluções passaram a ser compartilhadas.
A colaboração tem se mostrado fundamental para o combate à pandemia, e não deve ser deixada de lado quando tudo isso passar.
5. Desenvolvimento assistido
A quarentena também tem estimulado – ou forçado – muita gente a desenvolver novas habilidades. Quem costumava terceirizar as tarefas domésticas, por exemplo, agora está precisando aprender a realizá-las por conta própria, como limpar a casa e cozinhar.
O Trend Watch aposta que muitas pessoas devolverão essas funções com prazer a seus empregados quando a crise terminar, mas que uma parcela considerável também vai descobrir uma fonte de prazer em alguma dessas tarefas.
Fonte: Whow