Aprendi no Vale do Silício em contato com os lideres de grandes organizações e Startups que as empresas são lembradas pelos bons tempos, mas definidas pela maneira como lidam com as adversidades.
O COVID-19 trouxe incerteza global e registrou alta volatilidade do mercado, mudando a maneira como as empresas operam da noite para o dia. Isso teve enormes ramificações na maneira como as empresas funcionam e como os líderes e gerentes devem apoiar e se comunicar com suas equipes.
O lado positivo é que a incerteza cria oportunidades. Esta não é a primeira vez que nosso mundo sente o fardo de uma crise econômica e não será a última.
Focando na sobrevivência e o crescimento durante a crise, aqui estão 5 aprendizados que os líderes do Vale do Silício me ensinaram nos últimos meses de conversas, interações e mentorias.
ADAPTAR PARA DAR A SEUS CLIENTES O QUE NECESSITAM AGORA
Mantenha os clientes no centro de tudo o que você faz. Demonstre que você está aqui para apoiá-los e economize tempo e dinheiro evoluindo para atender às demandas deles. Entenda como a mudança pode oferecer uma oportunidade de crescimento e encontre maneiras de construir a lealdade do cliente. Os clientes nunca esquecerão como você os trata durante uma crise, e esse tratamento definirá sua marca para a próxima década.
CUIDAR DA SUA EQUIPE USANDO TRANSPARÊNCIA E HUMILDADE
Lembre-se de que as pessoas experimentarão essa crise de maneiras muito diferentes. Aborde todo o espectro de sentimentos e necessidades dos funcionários, não apenas os da maioria. Alguns podem se adaptar facilmente a novas circunstâncias, enquanto outros não; alguns estão confiantes no atual modelo de negócios, enquanto outros precisam ser tranquilizados. Pesquise sua equipe regularmente para solicitar feedback, fazer a rotação conforme necessário e ser puramente transparente nos processos de tomada de decisão. Se você estabelecer uma base de confiança, sua equipe irá acompanhá-lo.
AVALIE OS GASTOS E GERENCIE SEUS RECURSOS PARA ESTENDER SUA PISTA
As empresas saem do negócio porque ficam sem dinheiro. Avalie a liquidez atual, viagens e despesas, folha de pagamento, custo de aquisição de clientes e gerenciamento de despesas e considere quais despesas podem ser reduzidas ou realizadas internamente. Analise diferentes resultados de receita para ver onde seu dinheiro está “vazando”. Utilize linhas de crédito, identifique fontes de financiamento e converse abertamente com investidores sobre dados da empresa. Entenda quais são as opções disponíveis para estender sua pista e ajuste as despesas de acordo.
SUPER COMUNICAR A COLABORADORES, INVESTIDORES E PARCEIROS
Comunique-se com frequência e coragem, usando uma cadência consistente e uma variedade de plataformas. Crie moral ao infundir a sombria narrativa global com histórias de sucesso da empresa e do cliente. Lembre-se de que a honestidade gera confiança, e construir confiança é crucial em tempos de incerteza. Dados e certeza acalmam os medos, e as pessoas geralmente temem o pior nos dias de hoje; portanto, tenha confiança ao fornecer atualizações às partes interessadas e apresente proativamente planos de contingência, posições de caixa e vitórias. A liderança nem sempre tem a resposta popular, mas assegura aos funcionários, parceiros e partes interessadas que eles ouvirão você primeiro, caso surjam mudanças.
PROCURE OPORTUNIDADES PARA CRESCER ATRAVÉS DE UMA CRISE E SAIR MELHOR DO QUE NUNCA
Oportunidades são criadas em tempos de crise. Os mercados voláteis podem direcionar o foco para parcerias de alto impacto, compartilhamento de recursos e fusões e aquisições. As oportunidades de aquisição e consolidação geralmente são mais fortes em um mercado vulnerável. Procure oportunidades para adquirir talentos de primeira linha e fortalecer sua posição durante um período em que muitas empresas estão diminuindo. Concentre-se no fortalecimento da reputação da sua marca e na fidelização de clientes e funcionários. NUNCA DESPERDICE UMA CRISE!
Fonte: Startse