Iniciativa do Sindilojas será ambiente para antecipar tendências e dar suporte aos lojistas
Uma iniciativa pioneira capitaneada pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) está sendo lançada para desenvolver a inovação do varejo na Capital. É o Co.nectar hub, um laboratório físico e digital para ajudar empresários do ramo a digitalizarem os seus negócios. A ideia é que o hub seja ambiente para antecipar tendências, conectar e dar suporte aos lojistas.
Marcelo Paes, head do Co.nectar hub e gerente de marketing do Sindilojas, explica que o propósito é engrandecer o varejo de forma colaborativa “na veia”, oportunizando as conexões e o acesso do comércio ao ecossistema de inovação. O espaço abre as portas em setembro, mas a troca de ideias no campo virtual já começou. Na quinta-feira (26), o evento online “Nova mentalidade para a nova economia” terá debates com convidados como o empreendedor Fausto Vanin, a CEO do Nau Live Spaces, Camila Borelli, e Ana Paula e Carolina Albuquerque de Azevedo, da Quincy Store. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site.
Os objetivos vão além. O hub será uma plataforma para os lojistas conhecerem novas abordagens do negócio e da tecnologia, como ferramentas e canais de vendas novos. Pontapé que ganhou ainda mais força após as restrições ao comércio na pandemia, que colocaram à prova o modelo tradicional de vendas, obrigando as empresas a reforçarem a presença online.
Pesquisa do próprio Sindilojas mostrou que, no ano passado, quando o funcionamento dos locais ainda era limitado por decretos, 62,2% do comércio varejista de Porto Alegre continuava não usando canais digitais para venda. Número que, segundo Paes, só reforça a importância de uma mudança de cultura no setor:
— O consumidor entendeu que é muito mais conveniente comprar de casa. Não dá pra fugir do digital, mas, antes de tudo, é preciso haver uma transformação cultural e de mentalidade do empresário. Quem ignorar, ficará para trás.
A iniciativa é inovadora, também, por partir de um sindicato e, principalmente, por ser no varejo. Paes define o projeto como ousado por operar um conjunto de frentes: ser uma spin-off — empresa que nasce de outra e geralmente é ligada à inovação —, ter a clareza de foco no pequeno varejo (mas não restrito) e fazer tudo isso no Sul do Brasil, no Rio Grande do Sul.
O hub ficará no 15º andar do Edifício Santa Cruz, na Rua dos Andradas e no coração do comércio de rua de Porto Alegre. A obra está em ajustes finais e deve ficar pronta no começo de setembro. O local terá espaço compartilhado de trabalho e salas de reuniões equipadas. Também terá estúdio para fotografia de produto, focando no pequeno negócio que não tem o suporte de uma agência de propaganda. O uso será mediante agendamento e locação.
Fonte: GZH