Para o empresário e treinador Joel Jota, negócios precisam desenvolver uma nova abordagem para conquistar o cliente
Por Renato Müller
Ouvir o cliente hoje é o básico do básico.
É preciso ir além disso, usando tecnologia e aproveitando o poder dos dados para identificar as jornadas de consumo e orientar seus negócios para o cliente.
Para Joel Jota, empresário, treinador e convidado especial da reunião de abertura da delegação OasisLab, a nova moeda é a atenção do cliente. “A atenção é o novo petróleo, é o que gera relevância para os negócios”, afirma.
Segundo ele, as empresas deveriam se posicionar para atrair e reter a atenção dos consumidores. O resultado vem a partir daí. “Quem interage no contexto do cliente aumenta o Customer Lifetime Value. Quem tem qualidade reduz seu Custo de Aquisição de Clientes. Quem soma os dois fatores tem sucesso em atrair, reter e conquistar o consumidor”, diz Jota.
Nesse contexto, é preciso identificar como os clientes se relacionam com sua marca e em que momentos conseguem atrair sua atenção. “Cada cliente se engaja de uma forma diferente. É preciso oferecer o que o consumidor quer para entregar o que ele precisa”, diz.
Isso se faz com dados, mas se manifesta a partir do contato pessoal. “Pessoas gostam de fazer negócios com pessoas, não com marcas que são frias. Por isso, marcas inteligentes trabalham seu propósito, valores e posicionamento em todo o seu time. Dessa forma, os colaboradores comunicam os valores da marca”, completa.
Fonte: OasisLab