Criar uma cultura de inovação dentro do escritório é um desafio para muitas empresas. Mas não para a Amazon. A empresa, mais valiosa do mundo em valor de mercado e uma das 50 melhores empresas que mais promovem inovação no ambiente de trabalho, quer estimular você a fazer o mesmo.
Para a Amazon, os funcionários precisam ser encorajados diariamente a compartilhar ideias inovadoras, e isso pode ser feito dentro do escritório. Confira as estratégicas e conselhos da empresa:
1. Todo funcionário pode trazer inovação
A Amazon incentiva funcionários de todas as áreas a compartilhar ideias. Elas são enviadas por meio de um sistema interno, que é avaliado posteriormente pela equipe de inovação. Se escolhido, o projeto é financiado. Prime Now, Amazon Go e Alexa são alguns exemplos de ideias que deram certo.
2. Pense em longo prazo e aceite o fracasso
Pensar em inovação é pensar a longo prazo e assumir riscos. Os funcionários da Amazon testam produtos e serviços regularmente. Alguns são bem-sucedidos, outros falham —, mas trazem lições grandiosas para uma próxima invenção. Um dos erros das grandes organizações é adotar a ideia de invenção, mas não estar disposta a sofrer o resultado do fracasso — que vai trazer bons resultados no futuro.
3. Tenha foco na tomada de decisão
Uma decisão rápida e de qualidade só é tomada quando os riscos são avaliados. A primeira pergunta que você deve fazer antes de tomar uma decisão é “se o projeto não der certo, eu consigo me recuperar sem impactar o cliente?”. Se a resposta for sim, vá em frente. Afinal, você não vai precisar enfrentar as consequências negativas por tanto tempo.
4. Promova os funcionários
A Amazon é uma empresa que incentiva o crescimento da equipe. Investir na ampliação de conjuntos de habilidades dos funcionários gera pensamentos e ideias novas para as diferentes áreas.
5. Estimule a criatividade
Não há inovação sem criatividade. Para estimular novas ideias, a Amazon tem o Laboratório de Expressões, que permite que os funcionários participem de oficinas e aulas criativas.
6. Cultive a próxima geração de inovadores
Ter foco na inovação significa pensar além dos dias de hoje. A Amazon, por exemplo, estimula a educação em ciências da computação para mais de 10 milhões de crianças e adolescentes. O objetivo é garantir que mais estudantes tenham a chance de estudar tecnologia.
Fonte: Época Negócios