Empresas e startups surgem com soluções pautadas em inovação. O que as corporações podem aprender com elas?
Esse tópico foi o alvo do painel “10 Lições de Inovação: O Que Podemos Aprender Com as Startups e as empresas mais inovadoras do Brasil?”, do Whow! Festival de Inovação 2020, mediado por Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão. O encontro contou com a participação de Romeo Busarello, vice-presidente de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa, José Cirilo, diretor-executivo de Marketing e Trade na Seara e Evandro Temperini, diretor de inovação e transformação digital na Hapvida.
1.Cultura
As recentes mudanças de comportamento exigem um novo perfil de executivo nas empresas. Hoje, há demanda para que o líder tenha uma mentalidade aberta à inovação e, sobretudo, que ele compreenda que o mundo está em constante mudança. Dessa forma, Romeo propõe o seguinte questionamento: “Afinal, o que prevalece nas empresas hoje: uma mudança de cultura ou uma cultura de mudança? Todos nós temos um ‘descasamento’ de competências recorrente. Hoje, eu tenho um coração de estagiário, pois tenho a consciência de que o que me trouxe até aqui não é o que me levará ao futuro”.
2.Execução
O mercado está em constante mutação, e é preciso sempre ter tato para convencer os colaboradores de que o que funciona hoje pode não fazer sucesso no futuro. É preciso equalizar resultados, ser disruptivo e apresentar estruturas alternativas de projetos para se melhorar cada vez mais os processos dentro das companhias.
3.Metodologias
A inovação de sucesso é, acima de qualquer coisa, fruto de metodologias e de sistemas estruturados. “Levanto todos os dias com zero consumidores na minha base e tenho que conquistá-los todos os dias. O papel de grandes empresas é trazer soluções da maneira mais fácil possível para que o consumidor as compreenda. Para isso, precisamos de inovação em processos, produtos e serviços. A inovação não é exclusiva de uma área que fornece insights, mas é responsabilidade de todos, trabalhando em conjunto”, conta José.
4.Foco no cliente
Com o advento da tecnologia o cliente se torna cada vez mais poderoso, com a capacidade de elevar ou afundar a reputação de grandes companhias através da internet. “Hoje, graças à tecnologia, muitas empresas colocam o cliente no centro”, afirma Romeo.
5.Dados
Atualmente a coleta de dados é responsável por todo um caráter personalizado da jornada de compras do cliente. O uso do big data torna possível não só oferecer campanhas publicitárias focadas no perfil do consumidor, mas antecipar suas vontades para desenvolver produtos e serviços antes mesmo que o cliente final perceba essa necessidade.
6.Liderança
A liderança é o pilar de apoio para que a inovação aconteça. “Sinto-me muito sortudo por trabalhar com a inovação: a liderança não apenas me apoia, mas praticamente se impõe no meu dia a dia”, conta o diretor-executivo de Marketing e Trade na Seara.
Hoje, a liderança é utilizada não somente para estabelecer planos de inovação, mas também para a certificação de que a execução dos planos aconteça.
7.Paixão pelo problema
É inegável que toda a transformação digital e as mudanças nos padrões de consumidor trouxeram uma série de problemáticas às empresas. Por conta disso, é necessário estar preparado para enfrentá-los de frente.
“Times pequenos inovam, times grandes escalam. A grande tecnologia do século 21 é a tecnologia de gestão”, conta o vice-presidente de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa.
8.Propósito
“Nosso propósito é permitir o acesso à saúde de qualidade aos mais necessitados”, diz o diretor de inovação e transformação digital na Hapvida. O propósito de uma empresa impulsiona as entregas e traz forças para que a inovação aconteça. Ele move cada colaborador, motiva e os faz querer conquistar cada vez mais.
9.Colaboração
A colaboração caminha junto ao propósito para que se atinja patamares cada vez mais elevados. Um trabalho horizontalizado, onde se exercita a capacidade de escuta faz com que mais pessoas tenham voz a propor soluções inovadoras.
“Todo o processo de colaboração começa ao escutarmos genuinamente não só os colaboradores, mas também o consumidor”, comenta José.
10.Personalidade
A décima lição que podemos aprender é a personalização. Nesse sentido, cada um dos palestrantes elencou mais de um fator que julga fundamental ao sucesso das novas empresas inovadoras.
Para Romeo, há dois elementos importantes: a paciência e a capacidade de se aprender com erros do cotidiano. Já, segundo Evandro, o segredo é ter coragem para se assumir riscos. E por fim, José cita a importância de se manter uma atitude ousada para todo o sistema.
Fonte: Whow