Serasa Consumidor tem como objetivo transformar a companhia, se aproximar do consumidor e descomplicar o acesso ao conhecimento financeiro
Em 2007, a empresa foi comprada pelo grupo irlandês Experian, quando passou a se chamar Serasa Experian. Desde então, auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção de fraudes, direcionamento financeiro e outros processos – tudo isso por meio de uma base robusta de dados.
O que poucos sabem, é que a companhia investe em iniciativas de inovação e tem uma espécie de “startup interna” para auxiliar na transformação digital – a Serasa Consumidor. “Temos como objetivo democratizar o crédito para os brasileiros de uma forma fácil e rápida, trazendo uma revolução digital para a companhia”, explica Giresse Contini, gerente de marketing da startup.
Criada em 2013, a princípio como uma área interna da empresa, ela acabou se tornando independente da companhia. “Em 2016, tomamos a decisão de fazer uma TI e estrutura separadas, já que precisávamos ter autonomia e agilidade para acompanhar as necessidades do consumidor final”, explica Contini. A Serasa Consumidor foi criada para se aproximar dos clientes e esclarecer o que a companhia faz.
Hoje, são 40 pessoas no escritório em Blumenau cuidando de tecnologia, user experience, qualidade e governança e 80 pessoas em São Paulo responsáveis pelo comercial, produto e marketing. “Os times se unem para esclarecer mitos e oferecer mais transparência aos consumidores”, ressalta Contini. Um novo espaço em Santa Catarina, previsto para ficar pronto ainda este ano, ocupará um andar inteiro do prédio com lugar para 80 colaboradores.
Finanças descomplicadas
Para facilitar o acesso ao conhecimento financeiro e criar uma conexão digital com os consumidores, a startup criou alguns produtos. O primeiro deles é o Serasa Score – plataforma em que os usuários conseguem consultar uma pontuação que vai de zero a mil e indica o comportamento do consumidor e qual a probabilidade de pagar ou não uma dívida. “Todos têm essa pontuação, mas a maioria não sabe. Nosso objetivo é justamente esclarecer essa informação”, explica Contini. O usuário consegue acessar a plataforma, se cadastrar e acompanhar seu histórico.
Já o Limpa nome é um serviço de negociação de dívidas. O consumidor pode consultar seu CPF, negociar as dívidas com as empresas participantes e selecionar a melhor forma de pagamento. Segundo Contini, o objetivo é estimular o usuário a quitar suas pendências com facilidade e, automaticamente, melhorar o seu score.
Para explicar aos consumidores os termos da área financeira e dar dicas sobre como organizar melhor o dinheiro, a startup também criou o Serasa Ensina – composto por um portal de notícias e um canal no youtube com mais de 50 mil inscritos. Os vídeos descontraídos e os conteúdos escritos falam sobre cartão de crédito, financiamento e como usar todos os produtos da empresa.
Além disso, a startup também criou o Serasa Anti Fraude, com monitoramento online de tudo que acontece no CPF do usuário; o Serasa Consulta, em que os consumidores podem consultar a reputação das empresas e o Serasa eCred, um comparador de créditos que auxilia os consumidores na escolha de um empréstimo.
Segundo Contini, as iniciativas de inovação da Serasa Experian e o crescimento da startup interna se devem, principalmente, pela mudança no perfil do consumidor. “Nosso público busca experiências mais rápidas e práticas. Ele espera resolver seus problemas digitalmente, sem precisar gastar muito tempo”.
Mídia alternativa
Para conversar com o cliente atual e divulgar o trabalho de sua startup interna, a Serasa resolveu inovar. Para isso, aposta em um conteúdo leve e ações publicitárias pouco convencionais nas redes sociais. “Todo o nosso marketing é feito 100% dentro de casa. Os vídeos do youtube são gravados em um cenário nosso e por pessoas que trabalham aqui. Tudo para ter mais velocidade e oferecer o melhor conteúdo”, ressalta Contini.
Um dos grandes projetos da startup e também um de seus maiores cases de sucesso foi o Serasa Itinerante. Durante um ano, 39 cidades brasileiras receberam um caminhão adaptado que atendeu mais de 100 mil pessoas. Os consumidores tiveram acesso à informações e puderam tirar dúvidas. Além disso, um barco da empresa percorreu o rio Amazonas com o mesmo objetivo.
“Por mais que o Brasil esteja se digitalizando, grande parte da população não tem sequer o acesso à internet. Então, decidimos levar a informação de outra maneira”, explica Contini. Para contar as história desses consumidores, a empresa lançou “O emprego dos sonhos”. Pessoas de todo o Brasil puderam se inscrever para viajar durante um ano, acompanhar o projeto, reunir as informações e histórias de cada lugar e receber um salário por isso. Foram 122 mil candidatos inscritos e mais de R$2.3 milhões de reais em mídia espontânea.
Segundo Contini, o plano para os próximos meses é repetir o Serasa Itinerante, colocar em prática novas iniciativas, produzir ainda mais conteúdo para a plataforma e canal de vídeos e criar novos produtos. “Acredito que hoje em dia não há segmento do mercado que não esteja buscando se adaptar à transformação digital. Ser visto como uma empresa digital é um diferencial, o consumidor busca isso. Esse é o caminho que a Serasa Experian deseja tomar”.
Fonte: StartSe