Em sua quinta edição, o ranking Mais Valor Produzido (MVP), desenvolvido pela consultoria nacional DOM Strategy Partners, inaugura um novo setor para análise: serviços digitais. Na liderança das empresas que mais geram e mantêm valor para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, além de si própria, estão o Google e a Apple, que se classificaram com uma árdua disputa, trazendo as notas de 9,01 e 9,00, respectivamente. Uber, Facebook e iFood vêm na sequência.
Como novidade do tradicional estudo, a DOM passou a avaliar as empresas mais disruptivas do segmento e, neste ano primeiro ano, quem leva a classificação é a 99 Táxis. A linha de negócio do aplicativo voltada para atender as necessidades dos consumidores com novas experiências de mobilidade, sem esquecer da segurança, foi um dos motivos que fez a empresa integrar no ranking.
“No caso da 99 Táxis, dois exemplos corroboram essa postura. A gorjeta digital, na qual o usuário pode bonificar o motorista de forma autônoma e a criação de um alerta sonoro para avisar os motoristas sobre acidentes e locais perigosos. Estas ações contestam os esforços da empresa além do tradicional buscar e deixar passageiros”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador geral do ranking MVP Brasil – Serviços Digitais.
Para constar no ranking a DOM Strategy Partners considera fatores como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação e uso de tecnologias digitais. Quatro pontos se destacam no mapeamento do valor corporativo da empresa: resultados, reputação (credibilidade e imagem), competitividade e riscos.
Veja abaixo a tabela de pontuação abaixo:
Serviços Digitais |
Nota |
9,01 | |
Apple | 9,00 |
Uber | 8,89 |
8,84 | |
iFood | 8,13 |
Disruptiva: 99 Táxis | 7,94 |
Fonte: E-Commerce News