Uma das apresentações de maior destaque do evento Silicon Valley Conference foi ministrada por Andrew Humphries, cofundador da aceleradora de desafios corporativos The Bakery , responsável por conectar grandes marcas a tecnologias inovadoras desenvolvidas por startups. Ao público brasileiro, ele falou sobre obstáculos que grandes empresas têm para inovar e do método criado pela The Bakery para facilitar a integração dessas companhias às startups.
Com base na experiência de sua consultoria, Humphries aponta alguns dos principais passos na busca pela inovação nas empresas:
1. Mapear o problema
O trabalho começa com um ciclo de conversas, reuniões com executivos e profissionais de áreas específicas. É o momento de descobrir os desafiador e relacioná-los às tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos empreendedores de startups.
2. Enfrentar a barreira cultural
Como as organizações ainda seguem regras hierárquicas rígidas, a primeira barreira é cultural. Em muitos casos, gerentes e profissionais de níveis abaixo deste sentem-se inibidos pois não estão acostumados a falar abertamente dos problemas.
3. Aumentar a agilidade
Superados os entraves anteriores, o trabalho em parceria com empresas menores confere agilidade ao dia a dia da companhia, o que é um mote interessante para sair de uma cultura engessada para uma visão mais empreendedora.
4. Olho no futuro
“As organizações têm recursos e acesso ao mercado e clientes. Startups têm novas tecnologias e metodologia para testar novos produtos e serviços de forma rápida e barata. O resultado: inovação, com relativo baixo custo”, resume Andrew Humphries. Afinal, em diversos setores as startups, com sua agilidade típica e o apoio de ótimos profissionais, conseguem desenvolver novas formas de trabalho.
Fonte: S.A. Varejo