Inteligência artificial, e-commerce, computação em nuvem, redes sociais, internet das coisas, 5G, blockchain e outras tecnologias emergentes estão criando novos modelos de negócios. O setor com empresas mais disruptivas nos próximos anos, segundo a pesquisa Inovação no Setor de Tecnologia, da KPMG, deve ser o e-commerce.
O investimento na área deve aumentar de US$ 3,5 trilhões, realizado em 2019, para US$ 6,5 trilhões em 2023.
De acordo com a consultoria, isso acontecerá porque as grandes empresas de comércio eletrônico são pioneiras no uso das novas tecnologias, como IA e reconhecimento por voz.
Em seguida, na lista de modelos de negócios mais disruptivos, aparecem as seguintes plataformas: redes sociais, meios de pagamento, entretenimento, compartilhamento de caronas, transporte autônomo e setor de hospedagem.
“Assim como as empresas de comércio eletrônico, as companhias de mídia social estão se empenhando em capturar cada vez mais a atenção do consumidor com novas ofertas de serviços como conteúdo exclusivo e original, eventos esportivos ao vivo, realidade virtual e aumentada, serviços educacionais e criptomoedas” – Dustin Pozzetti, KPMG no Brasil
Ainda segundo a pesquisa, existem alguns setores que são mais suscetíveis a disrupção do que outros. Nos próximos três anos, segundo a pesquisa da KPMG, cinco segmentos devem vivenciar grandes transformações como resultado direto das tecnologias emergentes. São eles:
Telecomunicações
Produção industrial
Cuidado com a saúde / Ciências da vida
Aeroespacial e defesa
Serviços financeiros
Organizações mais disruptivas nos negócios
Indo em um nível mais profundo no tema da disrupção, além dos modelos de negócios, o estudo quis saber dos líderes globais de tecnologia quais são as empresas que trazem preocupações por serem as mais disruptivas.
Entre os setores que sofreram mais transformações, o principal afetado foi o e-commerce. Além disso, a empresa mais disruptiva também está inserida nesse segmento. Foram entrevistados mais de 740 líderes de negócios ao redor do mundo.
Fonte: Whow