Na abertura do conteúdo da delegação OasisLab no Web Summit, um alerta: abra a mente para a transformação
O Metaverso tem futuro? Muito! Será da forma como imaginamos hoje? Muito provavelmente não. Mas é preciso estar atento, pois o potencial é gigantesco. Para o Citi, o “mercaverso” movimentará US$ 13 trilhões em 2030 – e será uma potência global. E esse crescimento virá de uma profunda mudança populacional.
“A geração Z e suas sucessoras, a Alpha e a Gen-C, influenciarão mais de 50% do consumo mundial em 2030. E isso muda tudo”, afirma Guga Schifino, curador da delegação OasisLab no Web Summit 2022. “É uma população que vive muito mais no ambiente virtual e que prefere receber um crédito no Roblox ou no GTA do que ter um ativo físico. São os filhos de muitos de nós, está muito próximo”, comenta.
Evidentemente, o Metaverso não vai acontecer sem que pendências básicas, como conectividade, sejam solucionadas. Por isso, é necessário cuidar muito bem do básico para poder agregar valor com inovações digitais disruptivas. “Um terço da Geração Z acha o e-commerce muito chato e 95% não aceitam comprar por telefone. É preciso encontrar novas formas, mas esse é um consumidor extremamente exigente e imediatista. Experiências precisam ser perfeitas”, afirma Guga.
É por isso que o futuro será híbrido. “A loja física não deixa de existir por causa do Metaverso, mas o mundo está se virtualizando e as emoções acontecem em um mundo que integra físico e digital”, afirma. “Por isso, abra-se para as oportunidades que estão para acontecer, sem preconceitos. Dê o benefício da dúvida e prepare-se para a transformação”, completa.
Fonte: Redação