No primeiro semestre de 2018, a Meituan Dianping – uma plataforma tecnológica chinesa que agiliza a reserva e a entrega de serviços como alimentos, estadias em hotéis e ingressos de cinema – facilitou 27,7 bilhões de transações, no valor de US$ 33,8 bilhões, para mais de 350 milhões de pessoas em 2.800 cidades. São 1.783 serviços habilitados pela Meituan a cada segundo por dia. Cada cliente usa o aplicativo, em média, de três vezes por semana. Muito provavelmente você não tem o App instalado no seu celular. Na loja do Android, ele sequer tem uma versão em português. É na Ásia que o aplicativo reina.
A Meituan Dianping acaba de ser coroada, pela Fast Company, a empresa mais inovadora do mundo. O ranking da Fast Company também revela que a Apple, primeira colocada em 2018, caiu 16 posições. Entenda por que a Apple já não é a empresa mais inovadora do mundo.
A empresa sediada em Pequim é apoiada pela gigante Tencent e foi avaliada em cerca de US$ 30 bilhões em uma rodada de captação de recursos no ano passado. Fundada em 2010 pelo empresário Wang Xing, a Meituan, pode ser comparada à plataforma de desconto Groupon, e concluiu em 2015 uma fusão de US$ 15 bilhões com a Dianping, semelhante à Yelp. Entre seus concorrentes estão a plataforma de entrega de comida Ele.me, apoiada pela empresa de comércio eletrônico Alibaba, e a líder de vendas de veículos Didi Chuxing, apoiada pelo SoftBank do Japão.
A Meituan, que vê a comida como sua principal oferta, é capaz de aferir, por meio dos dados fornecidos no App, os hábitos de consumo dos usuários, incluindo a sensibilidade ao preço, para recomendar outras coisas de que eles gostarão. “Nossa estratégia de integrar diferentes negócios”, diz Xia Huaxia, cientista-chefe da Meituan, “é atrair um grande volume de usuários com serviços de alta frequência e, em seguida, impulsionar alguns serviços de baixa e média frequência como cortes de cabelo e serviços de casamento.
Por todas essas características o App da Meituan é considerado um super aplicativo transacional, pois possui tecnologia de ponta para “entender seus clientes” e trabalha de forma integrada a outros negócios da empresa. Isso o que Xia chama de “uma cultura de paciência de longo prazo”. A Meituan está competindo ferozmente com o Alibaba e, embora sua receita no primeiro semestre de 2018 tenha sido de US$ 3,8 bilhões, a empresa sofreu perdas significativas à medida que persegue sua visão.
Fonte: Startse