Um dos segredos é que elas conseguem se beneficiar da escala. Entenda
Há 14 anos, o BCG (Boston Consulting Group) vem publicando um ranking com as 50 companhias que mais inovam globalmente. Nesse grupo, oito apareceram em todas as edições do lançamento. O que elas têm em comum? A consultoria identificou três comportamentos em que se destacam. Vale a pena conhecer e traçar um paralelo com o seu supermercado e o que você almeja nessa área.
1. AS EMPRESAS FAZEM O QUE DIZEM
Entre essas organizações, o discurso não é só retórica. Elas realmente estão comprometidas com a inovação, fazendo dela uma prioridade, e investindo para buscar esse objetivo. Essas companhias também se destacam pela ousadia em perseguir novas oportunidades sem ignorar o foco do seu negócio.
45% das empresas priorizam a inovação e investem nela ao mesmo tempo
25% das companhias trabalham investimento e priorização da inovação de forma dessincronizada
2. ELAS SE BENEFICIAM DA ESCALA
As companhias presentes na lista das mais inovadoras fogem à regra de que grandes organizações são mais lentas. Antes da Covid-19, estavam em igualdade em relação às menores. Mas agora a digitalização acelerada poderá conferir a elas maior agilidade, o que ajudará a inovar ainda mais.
Mais de 40% das grandes empresas estão acima da média do seu mercado no percentual de receita proveniente de novos produtos e serviços
15% de probabilidade a mais é quanto têm as grandes empresas de transformar o modelo de inovação em uma prioridade
3. CALIBRAM SEU SISTEMA DE INOVAÇÃO
As empresas precisam de uma engrenagem integrada para garantir um ciclo de inovação de sucesso, a exemplo do que fazem as companhias mais bem-sucedidas. É fundamental que exista comprometimento em todas as etapas do processo. Para isso, faça as seguintes perguntas em cada fase:
Ambição para inovar: as pessoas têm a aspiração de pensar em caminhos para servir o consumidor?
Domínio da inovação: sua estratégia para inovar tem como base insights e previsões? Regularmente a empresa revisita e ajusta esses planos?
Governança da inovação: a companhia prioriza a inovação e distribui a responsabilidade entre todos?
Gestão da performance: as métricas e incentivos estimulam aqueles que são responsáveis pelo crescimento da empresa e também os que têm o papel de trazer novos pontos de vista?
Organização e ecossistema: todas as unidades estão alinhadas e unidas em torno de um propósito?
Talento e cultura: a empresa conta com verdadeiros construtores de negócios e aloca seus melhores talentos para as iniciativas mais ambiciosas?
Qual produto e para quem: qual é o grande problema que será solucionado para os consumidores? O que a solução tem de especial?
Projetos: sua empresa tem uma visão clara da sua vantagem competitiva e como utilizá-la?
Funil: existem critérios para tomar decisões?
Portfólio: a empresa faz a gestão ativa do portfólio, empregando recursos para garantir alinhamento à estratégia e às oportunidades de mercado? Ela ousa aceitar apostas que não são consenso?
Fonte: S.A. Varejo