Dominar alguns dos oito itens essenciais para a inovação não tornará a sua empresa vitoriosa em seus esforços para se manter relevante, revelam os resultados de uma pesquisa recente da McKinsey. Modelos operacionais eficazes de inovação estimulam as empresas a gerar, prototipar, desenvolver, arriscar, entregar e escalar iniciativas de inovação. Fundamentos que os líderes precisam gerenciar com maestria para fazer jus à definição das aspirações e às escolhas de alocação de recursos e portfólio, cada vez mais difíceis.
Um sistema bem integrado, fundamentado nesses oito itens essenciais, também desafia os líderes a saírem de suas zonas de conforto, ao mesmo tempo em que lhes dá maior visibilidade do portfólio de projetos de inovação em andamento, para que possam investir tempo, pessoas e fundos valiosos, de forma assertiva, e obter o melhor efeito possível. Afinal de contas, a inovação, em sua essência, é um problema de alocação de recursos, não apenas de criatividade e geração de ideias.
Os líderes sabem que para colher estrategicamente e com sucesso os benefícios da inovação não podem mais tratá-la como um investimento estratégico separado, mas integrado e orçado na estratégia geral do negócio. Infelizmente, o desalinhamento estratégico ocorre em muitas iniciativas de inovação. Cerca de 45% dos entrevistados para o estudo Benchmarking Innovation Impact 2020, patrocinado pela KPMG, disseram que inovação e estratégia estão apenas um pouco conectadas em suas organizações.
Muitos líderes falam também da importância da inovação como um catalisador do crescimento e depois deixam de agir quando se trata de mudar as pessoas, os ativos e a atenção da gerência em apoio às suas ideias. No entanto, o estudo “A inovação na Europa”, da Deloitte, descobriu que as empresas costumam relutar em formar parcerias para aumentar sua riqueza de recursos, embora saibam que colaborar e compartilhar conhecimento com parceiros externos seja essencial para promover um programa de inovação sustentável.
O desenvolvimento de um ecossistema de inovação é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para contornar armadilhas na busca de capital humano adequado para atividades de inovação. Basta olhar para as líderes de tecnologia chinesas, Tencent e Alibaba: de acordo com o Financial Times, elas geram mais de um terço de sua receita de investimentos em startups externas.
Da mesma forma, quando se trata de talento, a conversa precisa ser reformulada. A preocupação corrente tem sido encontrar o talento mais inovador ou de mais alto desempenho. Em vez disso, pense em formar equipes, não em encontrar indivíduos, alerta a McKinsey. A pessoa que gera ideias ou tem a visão nem sempre é a melhor em colaboração, execução ou aprendizado – e você precisará de tudo para inovar em escala.
Fonte: The Shift