Invasão da Ucrânia? Inflação global? Nada abala a expansão dos investimentos em startups no mundo, mas perfil dos aportes muda
Por Renato Muller
Um estudo realizado pela PitchBook e divulgado para a imprensa no primeiro dia do Web Summit 2022 mostra que os investimentos em startups foram redirecionados por conta das questões geopolíticas, mas não foram afetados pela inflação.
Segundo o levantamento, realizado com 142 investidores de venture capital presentes no evento, 80% dos entrevistados mudaram as prioridades em função de movimentos como a invasão da Ucrânia e as tensões entre China e Taiwan. Por outro lado, apenas 8% dos respondentes afirmaram ter desacelerado significativamente seus investimentos em função do ambiente inflacionário.
A preocupação com mais representatividade feminina tem crescido entre os investidores, mas ainda existe um longo caminho a percorrer: apenas 25% dos respondentes disseram contar com programas e iniciativas para aumentar a presença de mulheres tanto dentro das empresas quanto entre as investidas.
Neste ano, o cenário para investimentos está menos pujante: até o fim de setembro, o total de aportes globais somou US$ 394,5 bilhões, dos quais US$ 194,9 bilhões no mercado americano. Os investidores participantes do Web Summit deste ano respondem por 30% dos aportes globais, 31,5% dos investimentos nos EUA e 44,4% dos delas fechados na Europa.
Além disso, 47% dos investidores fizeram entre um e 5 aportes neste ano, contra 31% nessa mesma faixa no ano passado. Quase três quartos dos investidores alocaram pelo menos 67% de seus fundos em novos investimentos, buscando novas oportunidades em vez de follow-ups. Essa busca por novos caminhos tem relação direta com a crise energética provocada pela invasão da Ucrânia e pelas preocupações com as mudanças climáticas – por isso, as climate techs deverão estar em alta nos próximos anos.
“É muito positivo notar que muitos investidores continuam fazendo aportes apesar das incertezas do mercado”, afirma Kyle Stanford, analista de venture capital da PitchBook. “Embora o nível de atividade esteja abaixo dos níveis de 2021, continua ainda bem acima da média histórica, o que mostra a solidez dos investimentos”, completa.