Fora dos gramados, Richarlison busca reforçar uso da IA nos esportes e aumentar eficiência da digitalização dos negócios
- Por Renato Müller
Ídolo da torcida do Everton, da Inglaterra, e presença constante nas convocações do técnico Tite, o jogador de futebol Richarlison também faz seus gols fora dos gramados. Nesta quarta-feira, durante o Web Summit 2020, que acontece online nesta semana, o atleta anunciou investimentos em duas startups que usam análise de dados e Inteligência Artificial em diferentes aspectos do esporte.
A Horizm, fundada em 2019, é uma plataforma de gestão de ativos comerciais digitais que usa Inteligência Artificial para melhorar a entrega de publicidade para os fãs do esporte. “No geral, as marcas já gastam mais da metade do orçamento de marketing em ações digitais, mas no esporte esse número ainda está na casa dos 10%. Nossa plataforma melhora o aproveitamento da publicidade digital e permite descobrir novas possibilidades de interação com o público”, afirma Pedro Mestriner, fundador da empresa.
Para ele, os atletas são hoje um canal de mídia que pode ser potencializado. “Eles são marcas importantes não só dentro de campo, mas também pelo que vestem, comem ou como se comportam”, diz. “A tecnologia permite avaliar melhor o tipo de conteúdo que é mais relevante para conectar jogadores, marcas e fãs”, acrescenta.
Já a Olocip, criada por Esteban Granero (ex-jogador do Real Madrid) em 2015, usa Inteligência Artificial para identificar as habilidades que podem ser aperfeiçoadas pelos atletas. A plataforma também é usada para análise de partidas e acompanhamento de jogadores e seu motor de IA integra os sistemas da Horizm. Hoje com clientes como Real Madrid, Inter de Milão, Australian Open e Federação Internacional de Voleibol, as duas empresas, atuando em parceria, pretendem acelerar o desenvolvimento de seus negócios a partir do aporte financeiro de Richarlison, de valor não divulgado.
Confira a cobertura completa do Web Summit 2020 no site do OASISLAB.