Dicas que podem parecer óbvias, mas que com frequência se perdem no dia a dia das operações das empresas
O ano de 2018 foi uma espécie de despertar para os líderes de tecnologia. Casos como o do CEO do Uber, Travis Kalanick, mostram que fundadores de muitas das principais empresas do setor não são bons líderes. Um painel no Centre Stage nesta quinta-feira (07/11) reuniu empresas de diversos setores para discutir o que não pode faltar na agenda de um líder que se preze. Três pontos se destacam:
1 – Saber onde a empresa quer chegar
Alguns chamam isso de propósito, outros de missão. O que importa é que mais e mais empresas comunicam seu sentido, a razão de sua existência. “Criar uma cultura vai muito além de colocar mesa de pebolim na empresa. A cultura começa por valores sólidos que atraiam e motivem as pessoas corretas para o seu negócio, e também para que as mensagens certas sejam transmitidas”, diz Mitchell Baker, cofundadora do Mozilla. “O propósito se transformou em uma moeda que se tornou a melhor forma de recrutar os melhores talentos”, acrescenta Christina Sass, cofundadora da Andela.
2 – Abrir espaço para o feedback
A comunicação na empresa tem que ser de mão dupla. Seja em uma startup com duas pessoas, seja em uma companhia de US$ 57 bilhões de faturamento anual como o Sam’s Club, a divisão de clubes de atacado do Walmart. “Temos 100 mil colaboradores que usam aplicativos para dar feedback sobre tudo o que acontece na empresa, tanto em questões ligadas a produto quanto no que se refere à liderança da organização”, diz Jamie Iannone, CEO do Samsclub.com. “Ultimamente, quase todas as coisas novas que criamos para colaboradores e clientes vêm do feedback que temos da nossa equipe. Ter esse feedback todo é um presente que recebemos, pois passamos a saber onde agir. Mas para isso é preciso estar sempre pronto para ouvir”, recomenda.
3 – Ser honesto e transparente
Em uma startup é relativamente fácil desenvolver uma cultura, já que a equipe é pequena. Quando a empresa cresce, é preciso manter esse espírito. “Para crescer rápido e fazer as mudanças que precisam acontecer, você precisa ter a confiança do time, e isso só se constrói sendo honesto o tempo todo”, resume Christina Sass. “Somente sendo honesto e transparente você consegue atrair pessoas que se encaixam na cultura”, completa.