Cada vez mais os empreendimentos se tornam agentes transformadores da sociedade e oferecem, além das compras, atividades, experiências, lazer, entretenimento, serviços e conveniência. Ao mesmo tempo, o varejo segue em constante transformação, vivendo uma busca incessante por soluções, como de estoque, inteligência de dados, estruturação de plataformas de marketplace, programas de fidelidade e softwares de geolocalização. “Neste contexto, não apenas os shoppings, mas o varejo como um todo se aproxima de startups, de laboratórios e de espaços de inovação que possam colaborar na realização de seus desafios”, afirma Helio Biagi, sócio-diretor da OasisLab Innovation Space.
No ano passado, algumas startups brasileiras unicórnios (empresas que chegaram a valores de mercado de mais de US$ 1 bilhão antes de abrir capital na Bolsa de Valores), como 99, PagSeguro, Nubank, Stone, Movile e iFood. As condições e as ferramentas oferecidas por esse segmento elevam os patamares de resultado e os graus de eficiência.
De acordo com Biagi, o mercado corporativo tem se posicionado de forma mais receptiva ao uso de startups, confiando mais em suas ofertas e soluções. “Nem sempre as startups ou ideias mais disruptivas são as de maior sucesso. O êxito vem de uma combinação de fatores que elevam essas pequenas empresas a um grau de aceitação e desejo de mercado, colocando-a numa situação diferenciada.”
Agilidade
Segundo Gustavo Queiroz, gerente de Inovação Aberta da brMalls, as startups resolvem os problemas, como entrega, estoque, vendas, pagamentos, logística, comunicação e big data, com uma abordagem mais dinâmica e digital, oferecem soluções rápidas com melhoria incremental e, por serem empresas menores em fase de crescimento, têm um custo mais atrativo.
A parceria da brMalls com o Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina, também tem oferecido soluções para o varejo e para o setor de shopping centers por meio de startups. A brMalls está no Cubo, que tem fisicamente mais de 100 startups voltadas para os segmentos de varejo, educação, indústria, saúde e fintechs. Se somar também o Cubo Digital, se relaciona com mais de 300 startups nestas áreas.
Hoje, já opera em seis shoppings da brMalls, em shoppings de outras redes e, desde abril, a Multiplan também passou a deter uma participação de 18,79% da Delivery Center. A startup terá a exclusividade na operação e na instalação de centrais de entregas nos 18 shoppings do grupo da Multiplan.
A OasisLab também fez uma terceira edição de estudo de retailtech, em parceria com o Distrito. Foram levantadas cerca de 7 mil startups, que passaram por critérios e filtros, resultando na seleção de 269. Elas foram catalogadas e serão acompanhadas de perto. É um ecossistema muito dinâmico, que exige um monitoramento contínuo. “De maneira geral, as startups oferecem soluções inovadoras, relativamente simples, custos mais interessantes e maior flexibilidade na sua adaptação, implementação e ajustes. Além disso, existe uma infinidade de categorias e serviços oferecidos por essas empresas com inúmeras possibilidades de customização frente às necessidades e expectativas do contratante”, diz Biagi.
Fonte: Revista Shopping Center