Cada vez mais os empreendimentos se tornam agentes transformadores da sociedade e oferecem, além das compras, atividades, experiências, lazer, entretenimento, serviços e conveniência. Ao mesmo tempo, o varejo segue em constante transformação, vivendo uma busca incessante por soluções, como de estoque, inteligência de dados, estruturação de plataformas de marketplace, programas de fidelidade e softwares de geolocalização. “Neste contexto, não apenas os shoppings, mas o varejo como um todo se aproxima de startups, de laboratórios e de espaços de inovação que possam colaborar na realização de seus desafios”, afirma Helio Biagi, sócio-diretor da OasisLab Innovation Space.
No ano passado, algumas startups brasileiras unicórnios (empresas que chegaram a valores de mercado de mais de US$ 1 bilhão antes de abrir capital na Bolsa de Valores), como 99, PagSeguro, Nubank, Stone, Movile e iFood. As condições e as ferramentas oferecidas por esse segmento elevam os patamares de resultado e os graus de eficiência.

sócio-diretor da OasisLab
De acordo com Biagi, o mercado corporativo tem se posicionado de forma mais receptiva ao uso de startups, confiando mais em suas ofertas e soluções. “Nem sempre as startups ou ideias mais disruptivas são as de maior sucesso. O êxito vem de uma combinação de fatores que elevam essas pequenas empresas a um grau de aceitação e desejo de mercado, colocando-a numa situação diferenciada.”
Agilidade
Segundo Gustavo Queiroz, gerente de Inovação Aberta da brMalls, as startups resolvem os problemas, como entrega, estoque, vendas, pagamentos, logística, comunicação e big data, com uma abordagem mais dinâmica e digital, oferecem soluções rápidas com melhoria incremental e, por serem empresas menores em fase de crescimento, têm um custo mais atrativo.
A parceria da brMalls com o Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina, também tem oferecido soluções para o varejo e para o setor de shopping centers por meio de startups. A brMalls está no Cubo, que tem fisicamente mais de 100 startups voltadas para os segmentos de varejo, educação, indústria, saúde e fintechs. Se somar também o Cubo Digital, se relaciona com mais de 300 startups nestas áreas.

Todos Arquitetura, escritório de Maurício Arruda
Hoje, já opera em seis shoppings da brMalls, em shoppings de outras redes e, desde abril, a Multiplan também passou a deter uma participação de 18,79% da Delivery Center. A startup terá a exclusividade na operação e na instalação de centrais de entregas nos 18 shoppings do grupo da Multiplan.
A OasisLab também fez uma terceira edição de estudo de retailtech, em parceria com o Distrito. Foram levantadas cerca de 7 mil startups, que passaram por critérios e filtros, resultando na seleção de 269. Elas foram catalogadas e serão acompanhadas de perto. É um ecossistema muito dinâmico, que exige um monitoramento contínuo. “De maneira geral, as startups oferecem soluções inovadoras, relativamente simples, custos mais interessantes e maior flexibilidade na sua adaptação, implementação e ajustes. Além disso, existe uma infinidade de categorias e serviços oferecidos por essas empresas com inúmeras possibilidades de customização frente às necessidades e expectativas do contratante”, diz Biagi.
Fonte: Revista Shopping Center