Diferenças entre varejo físico e online são quase que imperceptíveis aos olhos dos consumidores, uma vez que tecnologias e processos que envolvem realidade virtual/aumentada, big data, inteligência artificial, etc., tendem a diminuir ainda mais as diferenças e atritos existentes durante a jornada de compra.
Dessa forma, muitas empresas e startups movimentam o mercado tecnológico a fim de trazer novas soluções e estratégias para varejistas que buscam a constante inovação. Pensando nisso, a CB Insights, plataforma de inteligência e base de dados, realizou um estudo global das startups de varejo e identificou mais de 110 empresas em um mapa com 17 categorias.
The Retail Store Tech Market Map
Digital Displays – com a potencialização do online, essas empresas fornecem displays digitais para anunciar produtos e promoções dentro das lojas, fornecendo informações ou permitindo que os varejistas ajustem os preços dos produtos em tempo real.
AR/VR – responsáveis por transformar a experiência do consumidor em 360º, as startups dessa categoria auxiliam varejistas a romperem a barreira entre real e virtual através de simulações, estímulos, layouts e ferramentas que aproximam o consumidor do melhor processo experimental de produtos.
Guest Wi-fi – wi-fi gratuito é uma das grandes estratégias para conectar lojas físicas com consumidores. As empresas listadas no mapa usam conexão wi-fi para identificar seus compradores e extrair análises e dados importantes sobre a jornada de compra do início ao fim.
In store Analytics & Marketing – são startups responsáveis por fornecer hardware e softwares para análises internas, rastreamento de mercadorias, sensores, mapeamento de rotas, monitoramento de promoções, entre outras funcionalidades.
In store financing – permitem com que lojas de varejo proporcionem a seus consumidores empréstimos e planos de financiamento para realizar compras com mais flexibilidade.
Bots & Chatbots – são startups que auxiliam no processo de tecnologia robótica seja para operar em centros de micro realização ou atender e engajar clientes.
Smart Receipts – essa categoria é caracterizada por startups que auxiliam no processo de checkout para clientes através da digitalização de recibos e ofertas personalizadas.
Omnichannel Services – integrar a experiência nos canais online e físico são atributos das startups mencionadas nessa categoria. Elas permitem que os consumidores tenham uma experiência sem atritos e mais personalizada.
Inventory Management – As startups mencionadas são responsáveis por rastrear pedidos e otimizar as operações na cadeia de suprimentos e utilizar análise preditiva para agilizar todo processo logístico.
Shelf Monitoring – monitorar os produtos, organizar, analisar layout e exibições visuais são essenciais para incentivar o consumidor a comprar. Algumas dessas startups contam com câmeras, recursos de inteligência artificial e crowdsourcing de computadores.
Loyalty – são startups responsáveis por manter o engajamento e fidelidadade das marcas com os clientes, seja por pontos, cashback ou qualquer outro programa de recompensa.
Smart Dressing Room – tecnologias voltadas para interatividade e experimentação dentro de vestiários como, por exemplo, espelhos inteligentes.
Smart Shopping Carts – em busca de novas estratégias, até o carrinho de compra se transforma em uma ferramenta importante. Muitas startups estão produzindo tecnologias em carrinhos de compra com ajuda de tablets diversas funções que vão desde analisar prateleiras, exibição de anúncios e ofertas personalizadas.
Automated Checkout – automatização do checkout veio como uma revolução no segmento varejista, as startups mapeadas são responsáveis por auxiliar varejistas, através de câmeras e sensores, a otimiza o processo de checkout, evitando filas e agilizando todo o processo de compra.
Payment Technologies – são plataformas que auxiliam no gerenciamento de pagamentos, aliadas a tecnologias in app, beacons, inteligência de dados, carteiras digitais, entre outros.
Workforce Tools – ferramentas e plataformas para comunicação e organização interna são fundamentais para o varejo. As startups mencionadas nessa categoria do mapa oferecem serviços voltados à equipe.
Real Estate – essa categoria refere-se a startups que estão encontrando novas maneiras para impulsionar imóveis físicos para varejistas
Como já vimos, existem alguns estudos como: Cenário das startups globais NRF 2018 e 2ª ed. do Panorama de startups brasileiras que estão transformando o varejo, que também identificam startups como grandes propulsoras da transformações baseadas na realidade tecnológica.
Veja o estudo completo aqui.
Fonte: Neomode