Descentralizar, democratizar e desmultiplicar são condições básicas para o sucesso de qualquer negócio
Por Renato Muller
Qualquer empresa que queira sobreviver (quanto mais prosperar) nos próximos anos precisa colocar os dados como um ponto central de seus negócios. E, se os dados são o oxigênio que impulsiona o crescimento, é necessário desenvolver uma estratégia que faça com que as informações estejam acessíveis à maior quantidade possível de profissionais, no momento que eles precisarem.
Para que isso aconteça, François-Xavier Pierrel, chief data officer da JC Decaux, propõe que as empresas estejam atentas a três “Ds” essenciais para o sucesso de organizações digitais:
- Descentralização: o acesso aos dados precisa ser amplo, para que não haja gargalos que dificultem ou impeçam que os profissionais obtenham as informações necessárias.
- Democratização: da mesma forma, as informações precisam estar disponíveis para todos os profissionais não apenas da empresa, mas também de parceiros de negócios que possam impulsionar os resultados. Quanto mais democrático for o acesso, maior a possibilidade de sucesso.
- Desmultiplicação: ao mesmo tempo em que os dados precisam estar disponíveis a todos em qualquer lugar, eles precisam partir de uma visão única. Não adianta ter dados parciais disponíveis para poucos – a mesma “verdade” precisa ser acessada por toda a empresa.
Com essa estrutura descentralizada, democrática e desmultiplicada, é possível trabalhar as fontes de dados de uma maneira tal que decisões possam ser tomadas rapidamente. “As empresas precisam se organizar para ter data as a service, assim como acontece hoje com serviços de nuvem ou aplicações”, analisa o executivo. “Essa é uma jornada que leva tempo, mas que permite construir uma organização sólida e ágil para vencer os desafios”, completa.