Para Chairman da Huawei, nova geração da tecnologia de conectividade é uma oportunidade de ouro para empresas e desenvolvedores
O desenvolvimento do 5G está apenas no início e seus impactos serão incríveis. Para Guo Ping, Rotating Chairman da chinesa Huawei, a nova geração da tecnologia de conectividade irá transformar a relação entre as pessoas e as empresas. Aliada à Inteligência Artificial, big data ou Realidade Virtual, entre outras tecnologias, o 5G criará oportunidades imensas para empreendedores.
Para Guo Ping, as tecnologias 3G e 4G representaram, para a conectividade das pessoas, o mesmo que os primeiros passos na produção e uso de energia elétrica: a solução de problemas básicos de estrutura. A 5G, em conjunto com a Inteligência Artificial, porém, representa um ponto de transformação para toda a economia mundial. “Hoje, mais de 20 países já contam com redes 5G e o consumidor tem tido uma grande receptividade à tecnologia”, afirma Ping. Na Coreia do Sul, por exemplo, um milhão de pessoas assinaram o serviço 5G nos primeiros 69 dias de operação (quando a 4G surgiu, demorou 150 dias para chegar a esse ponto).
Em média, o usuário de 5G consome três vezes mais dados que o de 4G. Isso também significa muito mais informação disponível sobre o público, um prato cheio para o uso de tecnologias que melhorem o entendimento do consumidor. Entram em cena Inteligência Artificial, big data, VR/AR e Internet das Coisas, entre outros. “O 5G dá mais poder para a computação em nuvem e cria novas possibilidades de negócios, conectando pessoas em lugares diferentes do mundo como se elas estivessem frente a frente, sem atrasos na comunicação”, finaliza o executivo da Huawei.