Todo lançamento sazonal e/ou de edição limitada precisa chegar rapidamente ao varejo para que esteja nas gôndolas no momento de pico da procura. Recentemente, a Pepsico viveu esse desafio para o salgadinho Cheetos Halloween e a promopack do achocolatado Toddy Shrek. Para não perder tempo no cadastramento desses itens em seus clientes, a multinacional de bens de consumo contou com apoio da Simplus, empresa especializada na captura, validação, gestão e distribuição automatizada de informações e imagens de produtos para o uso omnichannel, automação do cadastro e gestão de portfólio.
Um desafio importante era cadastrar os pré-lançamentos nas redes varejistas antes da abertura das vendas, afim de garantir a ativação do cadastro e comercialização dos produtos no prazo estipulado. A solução foi disponibilizar os produtos na plataforma Simplus – o que ocorreu 60 dias antes da abertura das vendas – para assegurar a qualidade e a completude das informações distribuídas de forma automatizada para os varejos brasileiros, acelerando assim o processo de cadastro e comercialização no prazo estipulado.
Com a iniciativa, o cadastro dos lançamentos foi ativado no varejo com 15 dias de antecedência. “Como o período de vendas dos produtos sazonais é muito curto, nós não podemos perder tempo na ativação do cadastro e a Simplus tem sido nosso ponto de apoio para garantir que esse processo aconteça dentro do tempo estimado. Os lançamentos sazonais são muito importantes para estratégia de ativação da marca e, quando disponibilizamos esses pré-lançamentos na Simplus, o cliente tem a oportunidade de cadastrá-los em tempo hábil e participar da ação dentro do período proposto”, destaca Manuela Lemes, Trade Marketing na Pepsico.
Wellington Machado, CEO da Simplus, explica que quando o cadastro não é ativado no prazo estimado, a indústria pode ter uma série de prejuízos. “A Pepsico desenvolveu uma campanha de comunicação para apresentar os lançamentos e atrair os consumidores, por isso era fundamental que os produtos já estivessem nas gôndolas dos supermercados quando os clientes fossem comprá-los”, lembra. De quebra, a empresa ganhou 15 dias a mais de vendas dos produtos às redes varejistas.
Plataforma Gratuita para o Varejo
A Simplus explica que sua plataforma é totalmente gratuita para os varejistas. “Os nossos clientes (indústrias) utilizam a Simplus para cadastrar produtos em todos os varejos, inclusive aqueles que ainda não acessam a Simplus. Isso é possível porque nós conseguimos automatizar as fichas no nosso sistema, acelerando e simplificando, assim, o processo de cadastro das indústrias nos varejos, que também se beneficiam com o recebimento de informações completas, abrangentes e atualizadas”, afirma Wellington Machado. O CEO explica que o processo tradicional de cadastro na plataforma Simplus se adequa à necessidade da indústria e requer o envio da ficha técnica e da amostra física do produto para captura e validação das informações, além da produção de imagens.
“No caso específico de cadastro de pré-lançamentos, o processo é realizado através de mockup digital e ficha técnica, por isso se torna mais rápido”, completa. No caso de Cheetos Halloween e da promopack Toddy Shrek, em menos de 5 dias os pré-lançamentos já estavam publicados na plataforma e prontos para serem cadastrados nos varejos brasileiros.
Sempre que um fornecedor lança um novo produto, só é possível ativá-lo no varejo após o cadastro. Sem um recurso como o disponibilizado pela Simplus, esse processo era realizado de forma manual, exigindo muito mais tempo e recursos humanos, o que sempre foi desafiador e complexo para as equipes comerciais.
Fonte: S.A. Varejo